Vídeo: é mais fácil do que parece

Nossa primeira aula foi no sábado passado. A gente só teve a chance de dar uma olhadinha rápida nas pequenas câmeras que iremos usar, as Flip Cams e, sem que eu pedisse nada, já teve gente fazendo vídeos a partir da primeiríssima aula.

E eu fiquei muito feliz com isso!

Primeiro foi o Cacau, que me apreceu com um pequeno vídeo, muito bem editado, com direito a efeitos, um filtro azul futurista e flagrantes dos alunos do “Mural” realizando exercícios.

Um dia depois foi a vez do Dalton, que também registrou algumas imagens da redação da Folha, que é o local em que o curso está sendo realizado, e da sala de aula, com este vídeo aqui, com direito até a trilha sonora.

Para não perder a viagem, aproveito também para postar dois vídeos que eu fiz.

Um deles eu criei como um exercício para o nosso curso. Só para mostrar como é fácil utilizar e editar uma Flip Cam. E que criar um vídeo, desde a filmagem até a edição, não é nenhum bicho de sete cabeças.

Para a edição deste vídeo aqui eu utilizei o programa Adobre Première Pro CS4, mas foi uma edição bem rápida, já que a ideia é que fosse um produto final bem simples. Só um vídeo que mostrasse no que consiste o meu dia a dia.

Tanto a filmagem como a edição duraram apenas um dia.

Já este aqui, que eu filmei durante um desfile pré-carnavalesco no início deste ano no bairro da Vila Madalena, custou um pouquinho mais para ser feito.

Mas também não é nada do outro mundo. A edição foi mais demorada porque eu usei um número bem maior de clipes, tirei imagens de um lugar e botei em outro, usei o som que acompanhava uma imagem para ilustrar outras, enfim, brinquei um pouco mais.

Mas a minha ideia era a mesma. Mostrar que é possível fazer vídeos a partir de elementos simples do dia a dia. Poderia ter sido ainda mais simples. Como muitos dos vídeos que vocês farão tanto nos exercícios como nas pautas que deverão criar.

Aliás, a partir deste domingo já vai rolar alguma coisa. Mas sobre isso falamos depois…

Esse post foi publicado em Dicas. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Vídeo: é mais fácil do que parece

  1. VANDER RAMOS disse:

    Olá Bruno. Não pude me conter em comentar sua materia sobre videos. No Portal do Itaim Paulista já utilizamos a linguagem do video para ilustrar algumas situações da região. Esta linguagem será o norte da internet. Já fazem isto há bastante tempo, cerca de 18 meses. Funciona Assim: O cacau é o cinegrafista, eu Vander o reporter e juntos editamos o filme em minha casa. Após faço um texto, fotos e no final o video e publico no site do Itaim Paulista.
    Rapaz, isto foi muito legal esta mudança e por esta razao estamos neste curso. Buscar uma aproximação com outras grande mídia, mostrar nossa região e melhorar nosso trabalho. Já conseguimos várias materias da região na Rede Globo (SPTV). Abraços…

    • brunogarcez disse:

      Oi Vander, muito bacana. Deu para sacar que vocês entendem do assunto, visto o vídeo que o Cacau fez. Amanhã, aliás, vamos brincar um pouco de vídeo.

      Um grande abraço e até domingo.

Deixe uma resposta

