Córrego Limpo? Não no Itaim Paulista…

por Vander Ramos

Mural Brasil

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em parceria com a Prefeitura de São Paulo, lançou em 2008 o Programa Córrego Limpo, com objetivo de eliminar o lançamento de esgoto nos principais córregos que cortam a cidade de São Paulo e mantê-los limpos dos materiais que são descartados pela população.

A extinção de odores, recuperação da flora e fauna aquática, diminuição de doenças e valorização dos imóveis próximos aos córregos são alguns dos benefícios do programa.

Os principais córregos que cortam a região do Itaim Paulista, no extremo leste de São Paulo, ainda não foram beneficiados pelo programa, devido à ocupação irregular de moradias nas margens e dificuldades técnicas de implantação.

O mais avançado é o córrego Itaim, que corre paralelamente à rua Itajuíbe até a região da fazenda Santana do Agreste, divisa com Ferraz de Vasconcelos.

Em 2008, a Sabesp instalou coletores de esgoto em toda extensão do córrego, mas encontrou dificuldades na passagem da tubulação pela linha férrea e teve que interromper, temporariamente, o programa na região.

Segundo o engenheiro Marco Antônio Lopes Barros, da Sabesp, o término do programa no córrego Itaim foi adiado para 2013.

Ele garantiu que 90% dos coletores-tronco de esgoto foram instalados ao longo da bacia e aguardam a conclusão da implantação do Interceptor (ITI-15) sob a linha férrea na Vila Alabama.

Em 2009, outros córregos foram adicionados na terceira etapa do programa Córrego Limpo.

São eles: Três Pontes, Tijuco Preto e Lajeado.

Só em 2013, o Córrego Itaim ficará livre de esgotos

O mais díficil para instalação do programa será no córrego Tijuco Preto, pois 95% das margens estão ocupadas por moradias, o que impede o acesso das máquinas ao local.

No córrego Três Pontes, na divida com o município de Itaquaquecetuba, a Sabesp iniciou o processo de preparação do programa em janeiro deste ano, com a instalação de um interceptor e coletores-tronco ao lado do córrego.

O córrego Lajeado ainda encontra-se sem previsão para o início das obras, mas neste 80% das margens estão livres para o trabalho das máquinas.

Roteiro da Reportagem

Programa de vídeo usado: Adobe Premiere CS5 (Versão Trial) –  Nunca tinha usado este programa. Foi o curso que me desafiou e eu topei manipular. Normalmente, uso o Pinnacle Studio Plus, Agora está dificil de voltar ao Pinnacle…

Bom, vamos ao roteiro: Usei imagens aéreas da subprefeitura (rede de amigos), às vezes é bom manter um ótimo relacionamento com o poder publico da região…

Liguei para a assessoria de imprensa da Sabesp – Unidade de Negocios Leste na Penha e pergunteise um engenheiro poderia falar sobre o que é o Programa Córrego Limpo. A assessora de imprensa me indicou o engenheiro Marco Antonio Lopes Barros.

Fiz quatro perguntas ao engenheiro, coisa rápida.

O que é o Programa Córrego Limpo?

Quais as dificuldades de implantação?

Por que as obras no córrego do Itaim Paulista foram interrompidas?

e,  finalmente,  Quais os beneficios do programa para os moradores?

Formulei as perguntas por escrito um dia antes da entrevista.

Após a entrevista com o engenheiro (realizada com uma câmera Canon ZR500 + um microfone), juntei o video dos córregos com a fala do engenheiro.

Pesquisei no You Tube imagens sobre o Programa Córrego Limpo que pudessem ilustrar a reportagem. Usei o software VDownLoader para extrair o vídeo do You Tube e depois converti para MPEG1 usando o software Format Factory.

Coloquei tudo no CS5 e construí a primeira ideia do vídeo.

Depois, fui trabalhando nas melhorias do vídeo.

Tempo e Prazo

Comecei o video às 17hrs de quarta-feira (14/07) com a busca das imagens aéreas na subprefeitura. As imagens haviam sido feitas pela manhã.

Às 14h de quinta (15/07) conversei com o engenheiro na Penha e às 17h do mesmo dia separei as imagens no CS5.

Na sexta (16/07 – 14h), à tarde, montei tudo no CS5 e terminei as 16hrs o formato simples.

Depois, finalizei o video com várias correções e visualizações.

O resultado vcs já viram… e, com o mesmo material, preparei um especial para a TV Itaim, onde inseri uma animação do programa e incluí a pergunta sobre o córrego Itaim. Vejam a segunda versão que terminei ontem…

Esse post foi publicado em Anúncios. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Córrego Limpo? Não no Itaim Paulista…

  1. Pingback: O que é o Mural? | Mural

  2. Carlos disse:

    Gostaria de parabenizar a Sabesp, que está realizando um ótimo trabalho no Itaim Paulista, sou morador a mais de 35 anos no Itaim, e nunca vi tantas obras para beneficiar o nosso bairro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s