Suburbano Convicto

O escritor Alessandro Buzo, que realizou palestra neste sábado

Neste sábado, a primeira turma do Mural assistiu à sua última aula, na sede da “Folha de São Paulo”, como nos quatro sábados anteriores.

O dia não teve sabor de despedida, felizmente, mesmo porque a brincadeira está só começando.

Tudo começou com uma palestra do Alessandro Buzo, grande escritor, figura extraordinária e um amigo do Mural, agora e sempre.

O autor de “Favela Toma Conta” e co-realizador do filme “Profissão MC” contou um pouco sobre a sua trajetória.

Natural do bairro do Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo, de onde vem também os alunos do Mural Vander Ramos, Cacau e Chapeu, Buzo teve de superar inúmeras dificuldades para chegar aonde se encontra atualmente.

Ele começou atuando como atacadista, vendendo alimentos para restaurantes, ainda na juventude. Aos poucos, foi descobrindo a veia de escritor. Primeiro, criando folhetos que distibuía no trem, depois se aventurando a vôos mais altos, como autor de obras de ficção e não-ficção e até mesmo como cineasta e apresentador de TV.

Hoje, ele é mais que um escritor e um agente cultural. É  um empreendedor que quer compartilhar o conhecimento e as experiências que adquiriu com a sua comunidade. Tanto assim que prepara para o início de agosto o lançamento de um projeto ambicioso em seu bairro.

Um megaespaço cultural que abrigará uma biblioteca e que contará com com oficinas de multimídia, grafitti, artes marciais, literatura, hip hop, poesia, break e arte com reciclagem.

O espaço faz jus ao espírito de Buzo e à sua trajetória, a de alguém que mesmo depois de ter alcançado projeção, não deu as costas à sua comunidade. Isso se traduz até no nome do local: Suburbano Convicto.

Esse post foi publicado em Anúncios. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Suburbano Convicto

  1. Belo texto, obrigado pelas palavras……

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s