Projeto Jovens Agentes Comunicadores será revisto

por Elisângela Fernandes

Mural Brasil

Lançado em julho de 2009, o projeto Jovens Agentes Comunicadores atendeu cerca de 700 pessoas. Hoje, um ano depois, a iniciativa está suspensa, à espera de revisão. Nos meses em que foram realizadas as atividades, pessoas de diferentes bairros da capital paulista, sobretudo da periferia, conheceram o conceito de jornalismo cidadão e aprenderam que a internet possui diversas ferramentas que vão muito além do Orkut e Msn.

A iniciativa nasceu de uma formação realizada pelas ONGs Catraca Livre e Aprendiz, que formou 20 jovens estudantes de 16 a 21 anos em jornalismo comunitário. Ao fim do processo, a iniciativa ganhou corpo. O projeto passou a integrar as atividades da coordenadoria da Juventude, da Secretaria Municipal de Participação e Parceria, e contou com o apoio do Idort. Os cursos, com duração de duas semanas, eram realizados em alguns dos Telecentros de São Paulo.

Os participantes da primeira capacitação passaram de alunos a multiplicadores e replicaram a experiência. Cada um dos jovens passou a receber uma bolsa de R$300 paga pelo Catraca Livre. Com isso, pessoas de diferentes idades aprenderam a utilizar as redes sociais, a criar seus próprios blogs, além de ter contato com os principais conceitos do jornalismo cidadão.

A dúvida hoje é se o projeto terá continuidade, já que no momento não há novas turmas. Segundo Antônio Carlos Freitas Júnior, coordenador geral da Juventude na secretaria, o projeto está parado e deve ser revisto. A previsão, de acordo com ele, é ter uma nova proposta até setembro.

Na avaliação de Alexandre Le Voci Sayad – jornalista, educador e um dos idealizadores do projeto -, “é uma pena o projeto estar parado”. Ele defende a realização de uma nova capacitação para a formação de novos multiplicadores para dar continuidade e lamenta: “o único motivo do projeto estar desarticulado é a falta de dinheiro, se tivéssemos patrocínio, o projeto estaria aí até agora”. Para ele, a prefeitura precisa entrou apenas com a logística, disponibilizando os Telecentros.

Evelin Casan, 17 anos, moradora de Pirituba, zona Oeste de São Paulo, participou do piloto do projeto, atuou como multiplicadora e defende a continuidade da iniciativa. “O projeto ajudou a entender melhor o papel do jornalismo comunitário, mesmo para quem não quer ser jornalista”, afirma ela.

A jovem fala da importância de “dar visibilidade às informações que não aparecem na grande mídia, sejam problemas do bairro ou mesmo a divulgação da agenda cultural local”. Além disso, ela acredita que o curso ajudou a desenvolver várias habilidades, como por exemplo, falar em público.

Produção de conteúdo continua, embora sem acompanhamento

A criação de blogs com informações sobre as comunidades era uma das atividades finais do curso. Entretanto, esses conteúdos não foram centralizados, isso dificultou o acompanhamento do trabalho feito pelas pessoas que participaram da iniciativa.

“A ideia nunca foi ter controle sobre a produção, mas passar as ferramentas para que as pessoas pudessem produzir conteúdos sobre as suas comunidades”, comenta Alexandre Sayad. Por outro lado, a falta de acompanhamento e centralização dos textos é, afirma Antonio Carlos, um dos motivos que levaram a necessidade de reavaliar o projeto.

Durante o curso, os grupos eram incentivados a criar seus blogs. Mas ao final de cada etapa, explica, Evelin, alguns alunos optaram por ter os seus blogs de forma individual, pois era comum algumas páginas ficarem longos períodos sem atualização.

Hoje, alguns dos jovens multiplicadores continuam gerando conteúdo para os seus blogs e outros têm contribuído com a Rede Catraca, site que traz informações culturais a partir da colaboração de internautas.

Veja logo abaixo alguns blogs que foram criados por pessoas que passaram pelo projeto. Há textos sobre cultura, problemas enfrentados nos respectivos bairros, poesia, culinária, entre outros.

http://piritublog.blogspot.com/

http://voithemfoco.blogspot.com/

http://grupocentralizando.blogspot.com/

http://jantardemesa.blogspot.com

http://www.ermelinodefato.blogspot.com/

http://www.dentrodasul.blogspot.com/

Esse post foi publicado em Anúncios. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s