“Mural” busca novos participantes

Meu nome é Bruno Garcez, sou jornalista da BBC Brasil há nove anos, onde atuei como vídeo-repórter, apresentador de rádio e correspondente em Washington, durante a cobertura das eleições que levaram Barack Obama à Casa Branca.

Atualmente, estou tirando uma licença de um ano da BBC por conta de uma bolsa Knight International, oferecida pela organização não-governamental com sede nos Estados Unidos International Center for Journalists (ICFJ), uma entidade que promove iniciativas pioneiras de jornalismo em diferentes partes do mundo.

O objetivo central de minha bolsa é o de recrutar e treinar jornalistas de comunidades da periferia de São Paulo e procurar fazer com que os textos e vídeos criados por estes ”correspondentes comunitários” cheguem à grande mídia por meio de parcerias.

Este blog, o ”Mural”, reúne os textos e vídeos criados pelos participantes.

Todo o material é constituído por reportagens que giram em torno da realidade dos repórteres/moradores e, consequentemente, o dia a dia em comunidades da periferia.

Após haver treinado uma primeira leva formada por um grupo de 18 alunos, estou partindo agora para a segunda equipe do “Mural”.

Gostaria de contar com a ajuda de todos divulgar o projeto entre diferentes comunidades.

Estou buscando um grupo que pode ou não ter se formado ou estar se formando em jornalismo, mas que, necessariamente, deve ter alguma experiência em criar textos, contar histórias, escrever blogs ou em produzir vídeos e que seja egresso de bairros periféricos da cidade. Entre os alunos, buscamos também pessoas que tenham ingressado em universidades particulares, mas através de programas de inclusão, como o ProUni.

Como se trata de uma oficina breve, intensiva e bem ”mão na massa”, não seria muito produtivo contar com participantes sem qualquer experiência. Mas não há exigência, como frisei, de que os envolvidos sejam jornalistas profissionais ou de formação.

Quem quiser mais sobre o Mural, pode conferir aqui neste post.

O treinamento deverá se dar em dois finais de semana, com aulas aos sábados e domingos, na sede da Folha de São Paulo (alameda Barão de Limeira, 425, Quinto Andar, Sala de Treinamento).

O primeiro final de semana seria o dos dias 11 e 12 de setembro, seguido dos dias 18 e 19 de setembro. As aulas seriam das 10h às 18h.

Os interessados entrem em contato por favor pelos emails muralbrasil@gmail.com ou bgarcez@gmail.com ou através do  twitter: @muralbrasil ou @brunogarcez. E enviar um currículo, um breve texto de até 1500 caracteres explicando o porquê de seu interesse em participar do curso e um texto ou vídeo de sua autoria, que esteja entre seus favoritos.

Se você tem sede de contar histórias, fazer entrevistas, apresentar personagens e documentar a realidade de seu bairro, junte-se ao ”Mural” e trafique essa ideia!

Esse post foi publicado em Anúncios. Bookmark o link permanente.

3 respostas para “Mural” busca novos participantes

  1. Sara Santos disse:

    Olá Bruno , fiquei sabendo do mural pelo meu profº de multimidia o Cacau e não seria outra melhor oportunidade para aprender ainda mais sobre Jornalismo.Me interesso por jornalismo desde o 1° ano do ensino médio.Criei um blog recentemente destinado ao meu bairro – Vila Any , em Guarulhos -rotinas diárias desde alagamento, escassez na área da saúde entre outros problemas na maioria das periferias da grande São Paulo .Estou aprendendo muita coisa com o Cacau e espero ter a chance e poder traficar minha idéias junto a vocês.

  2. SALVE SALVE ALIADO BRUNO, FIQUEI SABENDO ATRAVÉS DO MEU PROFS E AMIGO CACAU A RESPEITO DO MURAL, E VI QUE SERIA UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE ESTÁ PARA APRENDER ALGO SOBRE JORNALISMO,POIS SOU UM RAPPER COM SEDE DE APRENDER E TAMBÉM SOU ATIVISTA POLÍTICO.
    RECENTEMENTE MONTEI UM BLOG AO QUAL É VIRADO PARA POLÍTICA,MUSICA,LAZER E UTILIDADE PUBLICA ,SOU ALUNO DO PROFS CACAU NO CURSO DE MULTIMÍDIA,E GOSTO DE PASSAR INFORMAÇÃO PARA AS PESSOAS. SEM MAIS MUITO OBRIGADO.

  3. Mas que maravilha. Era disso que eu precisava! Já tô indo me inscrever!!!

Deixe uma resposta

