Mural: Celebrando a vida na periferia

Cacau Ras (à direita) recebe diploma das mãos de Bruno Garcez

por Bruno Garcez

Mural

Uma frase dita, certa vez, por um dos participantes do Mural me impressionou profundamente.

Davi Carvalho, morador de Mogi Mirim, afirmou que o que julgou mais importante no curso e nas histórias que criamos foi o fato de que o “Mural” visa inserir na mídia ”a vida da períferia e não apenas apenas a morte na periferia”.

O comentário de Davi foi uma referência aos estigmas e à postura tendenciosa que tantas vezes marcam a cobertura da grande mídia do dia a dia na periferia de uma grande cidade como São Paulo.

Neste sábado, nós promovemos uma pequena ”celebração da vida”, com a nossa entrega de certificados para os participantes do curso.

Pamela Alexandre exibe o seu certificado

Compareceram boa parte dos alunos, que trouxeram com eles amigos e parentes.

Essa turma vai deixar saudades e inúmeras boas lembranças.

Primeiro, vale à pena falar das surpresas positivas. Eu jamais esperaria que um curso realizado em meio à Copa do Mundo fosse contar com tamanha participação.

Mas a maior parte do grupo compareceu desde o primeiro dia até a última aula. E não apenas frequentou as aulas com regularidade, mas também seguiu propondo pautas e realizando reportagens.

Muitos me falaram que o curso propiciou desenvolvimentos profissionais, como foi o caso da aluna Suevelin Cinti, cujo blog vocês podem conferir aqui.

Suevelin lembra ainda as palavras de outro amigo surgido no curso, o Cacau Ras, que cometnou: “Ficou meio estranho o sábado sem ir à Folha (o jornal “Folha de São Paulo, onde o curso era realizado)”.

Estranho mesmo vai ser deixar de ver esses quase 20 novos amigos depois de cinco finais de semana juntos.

Por sorte, em breve vem aí mais uma turma, que, espero, irá manter viva a chama do nosso trabalho, ainda mais agora, em um momento decisivo, no qual estamos caminhando para fechar importantes acordos.

Fico feliz que aqueles que agora não mais irão comparecer semanalmente aos encontros do Mural seguem envolvidos e empolgados.

Como diz a Suevelin: ”Desejo toda sorte aos meus colegas do Mural e que esse trabalho siga em frente”. Eu assino embaixo.

Muito obrigado a todos por terem criado essa bela celebração da vida na periferia!

Esse post foi publicado em Anúncios. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Mural: Celebrando a vida na periferia

  1. Fiquei emocionada com o texto realmente ficará estranho os sabados sem ir a folha ,mas comeeço cinema e mudarei o trajeto, mas com todos no coração Dalton ,Pâmela , Suevelin , Telma, Gustavo e outros tantos muito gente boa ,vamos continuara alimentando o blog meus brothers and sistas, eu pretendo sempre.
    JAH Bless

  2. Cláudia Pereira disse:

    Bacana!! Parabéns Vander,Cacau,Suevelin,Dalton,Pâmela,Gustavo,Rafael,Chápeu,Martha,Valesca,Telma,Elisângela… Parabéns também Bruno, a tua iniciativa em propor de falarmos de nossa própria aldeia e de todos os ângulos que ela dispõe é uma forma de dizer que os direitos são iguais.

  3. Suevelin Cinti disse:

    E como disse a nossa amiga Claúdia, nossos agradecimentos ao Bruno, que deu toda abertura para o grupo expôr idéias, propôr ou mudar o que fosse … Foi um mix tão bem feito com os colaboradores desse projeto que a experiência de um virou a experiência de todos… Valeu muito, e tenho certeza que seguindo essa mesma linha, o projeto Mural irá se expandir e conquistar pouco a pouco seu espaço!

    Abraço à todos

  4. Luciana Sales disse:

    Parabéns galera do Mural!!! Mais uma experiência que agreguei em minha vida profissional, diante de pessoas que não conhecia, não sabia de onde eram, mas que compartilharam experiências diferenciadas e objetivas. Ao Bruno tb, que trouxe uma experiência profissional bastante competente e inteligente e nos concedeu um espaço muito importante para o desenvolvimento do Jornalismo na periferia.
    Espero continuar nossos encontros, tanto para discutir pautas e ideias, como tb para nos unirmos para conversar, rir e etc….
    Um grande abraço a todos!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s