Sarau da Ademar: A cultura que vem do povo

por Valesca Montenegro

Mural

Galeria Sarau da Ademar

Cartaz do evento, criado por moradores locais

“Na minha quebrada tem poesia, tem verso alegre, triste, de protesto, de amor, tem rap e rock and roll, tem samba, mpb, e tem até ator, mas o que mais tem…é gente que pensa junto… pra fazer um mundo diferente!”

Grupo Sarau da Ademar

“Fazer um mundo diferente!” Com certeza você já ouviu essa frase de amigos, familiares, colegas de trabalhos, etc. Às vezes, elas soam como um sonho impossível, inatingível. Alguns de nós cometem erros ao dizer  que não podemos ser agentes de transformação no ambiente em que estamos, e é justamente aí que nos enganamos.

Galeria Sarau da Ademar

Sarau é um dos muitos que vêm correndo a periferia

Andar pelos bairros da periferia, é descobrir coisas novas, rostos, olhares, arte nos muros, a arquitetura criada pelos moradores, um som diferente do pandeiro de uma criança, ou uma batida de rap que vem de um Opala antigo.

O que chama mais à atenção são as atitudes dos moradores. Esses, sim, são um dos motivos pelo qual me disponho a escrever as tantas histórias que se cruzam no dia-a-dia.

A galera gosta de estar junto, conversar, cantar, dançar, mostrar o que sabe fazer. Isso já é uma mostra dos variados artistas da periferia.

Você já pensou em fazer alguma iniciativa cultural no seu bairro? Que tal um sarau? É isso mesmo! Um sarau que as pessoas possam se encontrar pra se expressar, manifestar seus dons artísticos através de textos literários, interpretações teatrais, declamações de poemas e apresentações musicais. Surgirá um elo entre o eu interior e a palavra, além de novos relacionamentos sociais.

Sarau da Ademar

Pelas minhas andanças, descobri o “Sarau Ademar”: um grupo de incentivo à cultura dos bairros Pedreira e Cidade Ademar, ambos na região sul de São Paulo.

O  grupo, que completa dois anos de existência em setembro, se reúne uma vez por mês trabalhar questões referentes à comunidade como a  “cultura na periferia”,  a “luta das mulheres”, entre outras, e também convida os moradores para oficinas de teatro, poesia, reciclagem e trabalhos de leitura.

Galeria Sarau da Ademar

Evento mescla música, poesia, dança e teatro

No último dia 15, o encontro foi realizado, pela 1º vez no Espaço Ecoponto Cupecê, em parceria com a Subprefeitura de Cidade Ademar.

Lidiane Oliveira Ramos, a “Lids” uma das idealizadoras do projeto destacou: ‘’O passo agora é firmar uma parceria cultural com a Subprefeitura, para que possamos utilizar um espaço todo mês. A ideia é interagir mais com o público e criar uma referência positiva na região’’.

Os Ecopontos são pontos de entrega voluntária de Materiais Inservíveis (que não têm mais utilidade, como entulho de construção e objetos volumosos). Foi uma solução encontrada para acabar com o despejo desses materiais em vias públicas, nos córregos e na própria represa Billings (a maior parte das casas da região é construída sobre mananciais) e terrenos baldios, que geram problemas de enchentes e afetam a saúde pública.

Galeria Sarau Cidade Ademar

Com sarau, Cidade Ademar ganhou a sua "Emília"

As apresentações do grupo são únicas. Nesse último sarau o folclore brasileiro foi representado e figuras como a Emília do “Sítio do Pica Pau Amarelo”, de Monteiro Lobato, marcaram presença.

Isso é fazer um mundo diferente! São pequenas ações que incentivam a comunidade a não desacreditar na cultura, e, principalmente, na vivência em comunidade. É, na minha quebrada também tem cultura! E na sua?

Esse post foi publicado em Anúncios. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Sarau da Ademar: A cultura que vem do povo

  1. Marjorie disse:

    Adorei o Sarau! Principalmente por saber que o incentivo a qualquer tipo de cultura na periferia esta crescendo!

    Beijos.

  2. Suevelin Cinti disse:

    Olha só… Gostei muito da reportagem Valesca, parabéns!

  3. Pico Manarra disse:

    Sarau na Quebrada Domingo! Tá na Area! fazendo uma vizita para Sarau da Ademar, um abraço para todos, Salve o Coletivo Cultural.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s