Banco de Alimentos arrecada e distribui doações em SP

por Marta Barbosa dos Santos

Mural

A Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Supervisão Geral de Abastecimento e o Conselho Municipal de Assistência Social, o COMAS, mantém um “Banco de Alimentos” na cidade.

O programa tem como objetivo arrecadar alimentos de pessoas e empresas, para distribuir às entidades assistenciais cadastradas.

Programa arrecada alimentos e os distribui a empresas cadastradas

Programa arrecada alimentos e os distribui a empresas cadastradas

As doações podem ser entregues diretamente na sede do programa, que fica na Rua Gastão Madeira, nº 150, Vila Maria, ou podem ser retiradas em local indicado pelo próprio doador. As ofertas podem ser feitas a qualquer momento, são aceitos todos os tipos de alimentos e bebidas não alcoólicas, desde que estejam em boas condições para o consumo.

O cadastro das entidades beneficiadas pelo Banco de Alimentos é feito com o preenchimento de uma ficha disponível no site www.prefeitura.sp.gov.br/abastecimento/bancodealimentos e a apresentação de documentos lá especificados. Além disso, a entidade deve estabelecer projetos de cidadania, seja esportivo, cultural ou de alfabetização.

Os doadores podem ser pessoas física ou jurídica, tais como, indústrias, estabelecimentos comerciais, distribuidoras, cozinhas industriais, restaurantes comerciais ou coletivos, mercados, feiras, sacolões, instituições e órgãos públicos ou privados, entidades não-governamentais e outros.

A Associação Aliança de Misericórdia é uma das instituições atendidas pelo programa.  Ela está presente em todo o Brasil, com 36 unidades, além de uma na Itália e em Portugal.

A endidade realiza trabalhos de reintegração social, escolar, profissional e familiar para a população carente. A associação conta com funcionários, missionários e voluntários e é dirigida pelos padres Antonello Cadeddu e João Henrique Porcu.

Cristiane Alves, responsável pelo atendimento ao público e recolhimento das doações, diz que as “doações vindas da Prefeitura mantêm uma das creches em bom funcionamento, fornecendo alimentação às crianças”.

São realizados quase mil atendimentos por dia, em quatro Centros de Assistência à População em Situação de Rua, um Centro de Apoio à Família, 23 casas de acolhida e três creches, que juntas abrigam 340 crianças diariamente.

“Bastidores”: As informações sobre o Banco de Alimentos da Prefeitura foram fáceis de achar, uma breve pesquisa na internet me forneceu a maior parte do material que precisava, porém eu ainda queria colocar na matéria uma instituição que recebesse esses alimentos e divulgar o seu trabalho.

Uma semana antes das aulas do Projeto Mural acabarem, fui ao escritório da Associação Aliança de Misericórdia, onde me receberam com muito carinho, fornecendo vários dados da instituição.

Consegui, também, o telefone das creches que a Aliança de Misericórdia mantém, liguei várias vezes, tentando conseguir permissão para publicar, nesta matéria, fotos de lá, no entanto a pessoa responsável por essa área estava de férias, então me recomendaram mandar um e-mail que seria encaminhado para ela.

Mandei o e-mail na última semana de aula do Mural e até hoje, infelizmente, não tive resposta, por isso decidi tirar apenas uma foto que ilustrasse a arrecadação de alimentos, deixando a ideia de mostrar o trabalho da instituição, quem sabe, em outra matéria.

Esse post foi publicado em Anúncios. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Banco de Alimentos arrecada e distribui doações em SP

  1. Eduardo disse:

    ola , estou escrevendo para redir ajuda para pagar uma cirurgia de desvio de septo,pois nao tenho como pagar essa cirurgia devido ao custo alto, eu tenho certeza de que Deus recompensara a todos que ajudarem ainda que seja com uma simples ajuda , lembrome que um dia ajudei alguem hoje sou eu que preciso, hoje muitos que lerem me virarao as costas , mas amanha nao sabe se precisarao , por favor me ajudeme , Deus te recompensara, me retorne meu email eduardo.donizetti10@hotmail.com muito obrigado, Deus vos abencoe.

Deixe uma resposta

