Muros da periferia, o disputado espaço eleitoral

Por Cleber Arruda

Mural

O jovem Felipe Rodrigues tomou um susto quando chegou em casa e viu a foto de dois simpáticos candidatos estampada na sua fachada.

“É uma poluição visual. Meu pai que deixou. Discutimos e ele argumentou que era o mínimo por ele ter conseguido uma ambulância para levar e trazer o meu primo da Santa Casa. Mas meu pai não sabe que o imposto paga o salário dele, já. Ficou lá, então. Gostaria que ele fosse multado”, diz.

Rodrigues mora no Jardim Damasceno, periferia da região da Brasilândia, na zona norte de São Paulo. A cada dia multiplicam-se os rostos sorridentes nas portas

Muitas vezes, moradores cedem espaço na fachada de suas casas em retribuição a favores prestados

e muros das residências e comércios locais. Desde a última quinta-feira, a Prefeitura e o Tribunal Regional Eleitoral (TER) já recolheram quase dois mil cavaletes de propagandas ilegais espalhadas na cidade.

“Essa sujeira toda só serve para entupir tudo e causar mais problemas”, diz Rodrigues.

O jovem afirma que não votará no político da placa, como seus pais. Se ele não faz questão da ideia de troca de favores na hora de escolher seu representante, certamente, também não faria o que a moradora Rute Teodoro Santana do Jardim Paraná, um bairro vizinho ao dele, propõem.

“Gostaria de vender o meu voto. Pelo menos ganharia alguma coisa para deixar alguém lá na cadeira ganhando para me representar. Preciso terminar a frente da minha casa, que ainda é um barraco, e o dinheiro daria para fazer a obra.”

Apesar da divergência de opiniões sobre os critérios para a escolha dos seus candidatos, ambos engrossam o coro quando justificam a principal necessidade da região: o transporte público.

Atualmente, apenas duas linhas de ônibus sobem o morro do Jardim Damasceno, sendo que é uma delas que, depois de passar pelo bairro, estende o percurso e atende a população do Jardim Paraná.

“Está muito difícil enfrentar os ônibus lotados daqui todos os dias”, reclama Rute.

Esse post foi publicado em Anúncios. Bookmark o link permanente.

7 respostas para Muros da periferia, o disputado espaço eleitoral

  1. Pingback: Tweets that mention Muros da periferia, o disputado espaço eleitoral | Mural -- Topsy.com

  2. Daniel Perandré disse:

    …É realmente, enquanto a política for tão lucrativa em nosso país , Teremos candidatos apenas interessados no dinheiro e no poder, e eleitores que acreditem no melhor candidato, é aquele que tenha algo pessoal a oferecer. Só cresceremos como país, quando a nossa política for um ato de construir uma sociedade melhor e mais digna.

    • Andre Perandré disse:

      Eu acho q esse Daniel nao sabe o que fala, ele ta viajando na maionese

      É por causa desse tipo de gente que o Corinthians não vai pra frente, não ganha a Libertadores e tem que aguentar zoação a vida inteira

      Ao invés dele se preocupar com o Corinthians fica postando besteira aqui

  3. Marcella - Baratinha disse:

    Cleber, muito bom seu texto!

    Concordo com o Felipe nessa relação dele não apoiar os Pai e a cidade está cada vez mais poluida mesmo com “rostos” de políticos!

    Agora a Dona Rute é bem espertinha, queria vender o voto para arrumar a casa! Ela está super certa! Se políticos roubam nosso dinheiro, vamos “roubar” um pouco deles também e vender nosso voto!

  4. Cristiano de A Silva disse:

    Acho q se o cara precisou de uma ambulância e ñ podia contar com a rede pública, é valido trocar o voto ou a publicidade em sua residência, certo q agente já paga impostos mais se agente for esperar por isso estamos todo mundo f……. e pra quem discorda vai esperando algum político depois de eleito fazer alguma coisa por você!!!

  5. Andre Perandré disse:

    vai se preocupar com Timão po!!!

  6. Andre Perandré disse:

    é nois q tá!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s