Votar por votar

por Ana Mendes

Mural

Enquanto aguardava o ônibus para ir ao trabalho, comecei uma conversa com uma senhora que mora no Jardim São Luiz há mais de 30 anos.

Numa conversa informal falamos sobre um assunto que parece não agradar a maioria da população brasileira: a política.

“Desacreditada”, essa foi a sua primeira declaração. Para ela, a única coisa que fizeram no bairro é água encanada, tratamento de esgoto e asfalto. A senhora, educadamente, relembra da sua infância, quando brincava na rua – com os pés descalço corria com os amigos -, porém, “hoje os dias são outros”, declara.

A maioria dos pais, não confia mais em deixar as crianças nas ruas, como antigamente, todavia, o bairro não tem nada que ofereça de recreação, lazer, programas educacionais. Tem um CEU (Centro Educacional Unificado) na Vila das Belezas. É próximo, mas como diz a senhora “sobe morro, desce morro” e fica difícil para os idosos ou para os pais levarem as crianças.

Assim como a senhora do ponto de ônibus, outros moradores não acreditam mais nas promessas de candidatos.
Para Dona Luzia, moradora e funcionária do mercadinho mais antigo do bairro – conhecido como mercadinho do Diego, disse não conhecer muito sobre política, mas há um descompasso entre a lei e a realidade. Fui surpreendida com a simplicidade e humildade daquela senhora. Mesmo não gostando do assunto, ela conversou como se gostasse e se interessasse pelas questões que envolvem seu dia-a-dia.

Dona Luzia disse que ela prefere votar certo para deputado federal, estadual e senador, do que no próprio governador ou presidente. Segundo ela, os piores são aqueles que fazem as leis, os outros apenas executam. “Como posso votar no Tiririca para fazer um projeto de lei?” indaga.

Um das queixas levantadas foi a segurança. Há um Batalhão da Polícia Militar e mesmo assim, falta segurança no bairro. Na padaria mais conhecida, Rainha do Bairro sempre tem um carro de polícia, porém, próximo ao cemitério São Luiz as ruas têm uma péssima iluminação.

O Jardim São Luiz, Jardim Brasília, Vila das Belezas, Parque Santo Antônio, Monte Azul, Vaz de Lima, Casa Blanca, Cidade Fim de Semana, Vila Prél, entre outros bairros, fazem parte do Distrito do Jardim São Luiz e às vezes é até difícil de dizer onde é Jardim São Luiz. Para alguns com quem bati um papo é “quase uma cidade” e deveria municipalizar, assim acabaria com os problemas.

Não sei dizer se é certo, até porque moro há um ano e meio nessa imensidão que é o Jardim São Luiz. Enquanto isso, vou conhecendo as pessoas e tento descobrir as necessidades de cada um.

Mais uma vez fui surpreendida, mas dessa vez diferente. Conversando com o porteiro do meu prédio, perguntei quais as mudanças que o bairro precisa, e ele respondeu que não precisa de mudança nenhuma. Eu logo pensei: Em que mundo ele vive?

Entretanto, deixei que ele explicasse. Pra ele, que mora no Jardim Brasília, tudo que ele precisa encontra com o apoio da comunidade, dos amigos em volta. É mais fácil confiar naqueles que são seus vizinhos e não têm nada, do que os que têm – como os governantes.

Já o comerciante do sacolão Camisa Nova, ainda não sabe em quem vai votar, talvez em branco ou nulo. O motivo é porque não acredita em mais ninguém e seja “como Deus quiser”, diz ele. Outro problema levantado foi o trânsito.

Pela manhã por volta das 7h00 é quase 40 minutos, de ônibus, para chegar à avenida principal, Maria Coelho Aguiar, próximo Centro Empresarial, que a pé são 10 minutos.

E mais alguns minutos até a ponte João Dias que dá acesso a Marginal Pinheiros. Além disso, os ônibus são lotados, principalmente Princesa Isabel, Pinheiros e Anhangabaú.
Acho que é quase unanimidade, as pessoas com que falei não esperam muito das eleições. Alguns vão votar com mais seriedade e outros por obrigação.

Esse post foi publicado em Anúncios. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Votar por votar

  1. Pingback: Tweets that mention Votar por votar | Mural -- Topsy.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s