Mural busca novos correspondentes comunitários

O repórter Bruno Garcez,  jornalista da BBC Brasil há nove anos, ex-correspondente em Washington e atualmente bolsista Knight International da organização não-governamental com sede nos EUA International Center for Journalists (ICFJ), realizará entre os dias 16 e 17  e 23 e 24 de outubro a terceira edição da oficina Mural.

Trata-se de um workshop para jornalistas, blogueiros e videastas naturais da periferia da Grande São Paulo e interessados em relatar histórias sobre suas comunidades e seus bairros.

Já participaram das oficinas duas turmas com mais de 20 alunos cada uma. Os integrantes vêm alimentando regularmente o blog Mural, que conta com textos e vídeos produzidos pelos participantes — todos girando em torno de temas ligados ao dia a dia de bairros periféricos, que podem ser, por exemplo, desde a rua na Vila Rubi que há décadas não conta com saneamento, até as atividades de um coletivo de artistas no Capão Redondo que tem contribuído para superar estereótipos negativos sobre o bairro.

Os integrantes não precisam ser estudantes ou formados em jornalismo, mas necessariamente devem ter alguma experiência em criar textos, contar histórias, escrever blogs ou em produzir vídeos ser egressos de bairros periféricos da Grande São Paulo. Entre os participantes, serão bem-vindos também aqueles que tenham ingressado em universidades particulares, mas através de programas de inclusão, como o ProUni.

A ideia central do projeto é o de recrutar e treinar jornalistas de comunidades da periferia de São Paulo e procurar fazer com que os textos e vídeos criados por estes “correspondentes comunitários” cheguem à grande mídia por meio de parcerias.

As aulas serão realizadas das 10h às 18h e acontecem na sede da Folha de São Paulo (alameda Barão de Limeira, 425, Quinto Andar, Sala de Treinamento).

Os interessados entrem em contato por favor pelo email bgarcez@gmail.com ou através do  twitter: @muralbrasil ou @brunogarcez. Pede-se que enviem um currículo, um breve texto de até 1500 caracteres explicando o porquê de seu interesse em participar do curso e um texto ou vídeo de sua autoria, que esteja entre seus favoritos.

As inscrições vão até o dia 14 de outubro.

Se você tem sede de contar histórias, fazer entrevistas, apresentar personagens e documentar a realidade de seu bairro, junte-se ao “Mural”.

About these ads
Esse post foi publicado em Anúncios. Bookmark o link permanente.

12 respostas para Mural busca novos correspondentes comunitários

  1. Pingback: Tweets that mention Mural busca novos correspondentes comunitários | Mural -- Topsy.com

  2. alecduarte disse:

    Bruno,

    Se eu puder ajudar nessa empreitada, comunique-me!

    abs

  3. Rafael de Arruda disse:

    Bruno, eu não escrevo especificamente sobre o Paraisópolis, onde moro. Escrevo por hobby e nos meus textos eu falo sobre todo tipo de assunto (política, música, comportamento em geral e nas redes sociais e etc.). Tenho a intenção de montar um blog mas, agora não dá, pois estou me dedicando ao vestibular. O curso me interessou posso me inscrever assim mesmo?

  4. Paula Alves da Silva disse:

    Olá Bruno.
    Estou muito interessada no curso. Curso Jornalismo e estou no 2º ano.
    O trabalho voltado para a comunidade é de extrema importância e necessário.
    Quero participar. O que mais é preciso para ser inscrita? Até logo!

    • brunogarcez disse:

      Olá Paula, vou te mandar um email. Mas o que estou pedindo a todos os interessados é que me enviem pelo email bgarcez@gmail.com uma cópia de seu currículo, um texto de no máximo 1500 caracteres falando o porquê de seu interesse em participar do Mural e um texto e/ou vídeo que você considere estar entre os seus favoritos.

      Abraços,

      Bruno Garcez

  5. Pingback: Oficina de jornalismo comunitário tem inscrições abertas até dia 14/10 « Catraca Livre

  6. Rakky disse:

    Oi!
    Gostaria de participar do curso, mas trabalho no período das 9 às 18h. Existe alguma maneira de colaborar via e-mail?

  7. Sonia Maria Fonseca disse:

    Olá Bruno
    Trabalho em uma ONG na Zona Leste de São Paulo. Desenvolvemos atividades de educação infantil, capacitação profissional para adolescentes e jovens, e encaminhamento para empresas. nos finais de semana desenvolvemos atividades de esporte e cultura abertos à comunidade. Estamos localizados no bairro de Ermelino Matarazzo na favela Santa Inês.
    Sou assistente social responsável pela divulgação da ONG voltado para a captação de recursos. quero muito fazer este curso.

  8. Adilsom disse:

    Encaminhei e-mail para inscrição na oficina e estou no aguardo da confirmação

  9. Daiane Cristina disse:

    Enviei ontem o e-mail de inscrição e gostaria de saber se vai ser enviada a confirmação hoje por e-mail.

  10. Bia disse:

    Olá gostaria de saber quando a confirmação será enviada por e-mail.
    Abraços
    Bianca

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s