Sobre

“Mural” é um projeto multimídia que abrigará textos e vídeos produzidos por “correspondentes comunitários”: alunos de jornalismo, blogueiros, jovens com alguma experiência em jornalismo e outros interessados egressos de comunidades de periferia e de regiões pobres.

Em sua etapa atual, o plano é ofecer uma formação básica para que estes repórteres se tornem colaboradores fixos do “Mural”, postando conteúdos jornalísticos ligados à própria vivência deles.

O projeto  visa fazer com que esses “correspondentes comunitários” possam oferecer, por meio da produção colaborativa de conteúdos multimídia, uma “visão de dentro” que acaba não entrando na pauta da grande mídia.

Além de conteúdos noticiosos, esses novos repórteres serão incentivados a relatar o passo a passo que levou à produção de cada reportagem, como as fontes foram encontradas, como as histórias foram construídas. Nesse caso, o “Mural” amplia seu objetivo e torna-se um “laboratório digital” de jornalismo, ferramenta importante na formação de outros “correspondentes”.

Os repórteres serão também motivados a divulgar seus emails e contatos em redes sociais como Twitter, Orkut e Facebook, a fim de criarmos um efeito viral capaz de estimular novos usuários do “Mural” – tanto do ponto de vista do “consumo” da notícia, como da produção colaborativa dela. Dessa maneira, o projeto visa formar multiplicadores e impulsionar a criação de núcleos geradores de notícias nas periferias de São Paulo e em outras capitais brasileiras.

Em funcionamento, o projeto “Mural” se tornará uma agência de notícias da periferia e referência em conteúdo produzido de forma colaborativa por moradores das comunidades sobre temas que afetam o seu dia a dia, para o bem e para o mal.

Com a possibilidade de desenvolvimento e criação de diversos núcleos geograficamente distantes, o “Mural” agirá como o nó unificador desta rede, viabilizando a articulação com diferentes agentes, quer sejam representantes da grande mídia, quer sejam os próprios jornalistas cidadãos.

Meu nome é Bruno Garcez, sou Knight Fellow do International Center for Journalists (ICFJ) e estou desenvolvendo o projeto aqui em São Paulo, na sede do maior jornal do país, a Folha de São Paulo.

Tenho mais de dez anos de profissão, sou repórter da BBC Brasil, fui correspondente da BBC Brasil em Washington e atualmente Fellow da Knight Foundation e do Internetional Center for Journalists. O projeto central deste fellowhip é justamente levar adiante esta empreitada.

O desenvolvimento desta rede, a articulação com diferentes agentes, quer sejam representantes da grande mídia, quer sejam os próprios jornalistas cidadãos é a minha tarefa. Mas esse projeto não é e nem pode ser o trabalho de uma só pessoa. Ele visa conquistar adesões, colaborações e participações de diferentes grupos.

O trabalho está só começando e não tem prazo para acabar. Nós contamos com você!

15 respostas para Sobre

  1. Olá Bruno, gostaria de entrar em contato contigo…acho que temos um espaço bacana de colaboração. Essa semana estou indo para Africa e caso possa entrar em contato com mariana@eletrocooperativa.org seria bem legal. Quem me passou seu contato foi Isabel Moi. Abraços e parabéns pela iniciativa. Reinaldo

  2. brunogarcez disse:

    Olá Reinaldo, obrigado pelo contato e pelos elogios. Já conhecia o trabalho de vocês e já os seguia no Twitter. Vamos nos falar, sim. Vou escrever para a Mariana.

    Um grande abraço,

    Bruno Garcez

  3. Cláudia Pereira disse:

    Olá Bruno muito boa a inicitiva e espero usufruir deste espaço para o Jornal Cidadão. Vamos nos falando. abraços

  4. Fabio Franco disse:

    Olá Bruno…
    venho de Ermelino Matarazzo, Zona Leste de São Paulo, somar com a iniciativa…
    açbs
    Fábio Franco (F.B.O_ZL)

  5. Sou morador da periferia e contribuo para um portal do meu bairro com Noticias e Reportagens de Utilidade Pública como Cinegrafista no Itaim Paulista Zona Leste de São Paulo, Gostaria de poder participar deste projeto,pois também sou orientador numa oficina de produção de Radio e TV na comunidade.

    • brunogarcez disse:

      Fala Cacau,

      Sucesso aí com a oficina da próxima semana. Se quiser uma força, é só falar. Eu teria o maior prazer. Espero que você tenha aproveitado esse primeiro dia de aula e conto com você no próximo domingo.

      Um abração!

      Bruno

  6. Vanice Deise disse:

    Olá Bruno,

    Parabéns pelo projeto! Para o desenvolvimento da população é essencial que os padrões jornalísticos sejam diversificados, pois, a favela também tem muito o que dizer.

    “Tamu junto”!

    Abç.

    Vanice Deise

    • brunogarcez disse:

      Olá Vanice,

      Muito obrigado pelos elogios e espero que este primeiro dia de curso tenha feito justiça a seus elogios.

      Não deixe de aparecer no próximo domingo!

      Um grande abraço e até lá!

      Bruno

  7. Suevelin Cinti disse:

    O encontro propõe troca de conhecimento e resultado, fora do olhar burgês que explora e espera retorno para si próprio, esperamos sim….
    Para nós…
    Nós e outros!

  8. Cibeli Pires disse:

    Parabéns Bruno pela iniciativa. Aguarmos você para a palestra de amanhã.
    Um abraço

  9. Pingback: Brasil continúa apostando por el periodismo ciudadano « (Im)perio-ciuda-nismo

  10. Roberto Heber Schulz disse:

    parabens pela iniciativa, nosso Brasil precisa de muitas pessoas iguais a todos que participam destas ideias. Moro no Mato Grosso, tenho um sinal de TV aprovado pela anatel que sera montada para interagir com a comunide, trabalhos sociais e quero dar esta oportunidade para aqueles que tenham conhecimento basico em montagens reportagens, entrevistas, site, etc. Contato: robertoheber@hotmail.com
    Roberto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s